Marcos Bagno
AS MEMÓRIAS DE EUGÊNIA
Indicação: a partir de 11 anos
Pela voz de um jambeiro, carinhosamente chamado de Eugênia em função de parte de seu nome científico (Eugenia malaccensis), os leitores são convidados a conhecer a história de uma família, especialmente de suas mulheres, e da construção de uma cidade. No centro da narrativa, estão Violeta, Rosa, Eugênia Flora e suas descendentes, com os vínculos familiares e afetivos que vão sendo construídos a partir delas. Por meio das experiências individuais de suas personagens, marcadas pela presença silenciosa da árvore Eugênia, o conto de um tempo, de um modo de viver, de amar e de lembrar é construído nesse sensível livro.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Miguel Bezerra
GÊNERO/TIPO Romance
LANÇAMENTO 2020
ISBN 978-65-5798-055-2
PÁGINAS 88
DIMENSÕES 15,5 x 23 cm
PESO 165 g
PALAVRAS-CHAVE Memória; amor; família; mulheres; tempo.
Prêmios
– Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2012, na categoria Autor Estreante – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
– Prêmio Jabuti 2012 (3º lugar), na categoria Juvenil – Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Sobre o escritor
Marcos Bagno nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. É escritor de livros para crianças e jovens e nas áreas de linguística, tradução e educação, além de professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB). Recebeu diversos prêmios, como o Fundação Biblioteca Nacional na categoria Literatura Juvenil e o 3º lugar no Jabuti. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e teve obras selecionadas para o catálogo brasileiro apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, entre outros.
Sobre o ilustrador
Miguel Bezerra nasceu em Recife, Pernambuco, em 1990. É ilustrador e artista gráfico. Alguns de seus trabalhos são os livros Não é errado falar assim e os infantojuvenis Conversa de gatos (2014) e As memórias de Eugênia (2011).
- 0
- /
- 0