Socorro Acioli
TEMPO DE CAJU
Indicação: a partir de 9 anos
Na aldeia onde o menino Porã vive, a idade de seus membros é contada pelas castanhas de caju que cada um vai acumulando, uma por ano. A temporada da fruta, adorada e esperada por todos, marca também a passagem do tempo. Quando o avô do curumim morre, suas setenta castanhas ficam para o neto, junto com a responsabilidade de liderar sua aldeia, quando alcançasse a vida adulta. Cumprindo seu destino e com os ensinamentos do avô no coração, Porã encontra, nas castanhas, os caminhos, nem sempre pacíficos, para cuidar de seu povo.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Mauricio Negro
CAPA E PROJETO GRÁFICO Daniel Cabral
GÊNERO/TIPO Narrativa ilustrada
LANÇAMENTO 2020
ISBN 978-65-5798-124-5
PÁGINAS 24
DIMENSÕES 18,2 x 26 cm
PESO 128 g
PALAVRAS-CHAVE Povos indígenas; tempo; ancestralidade; sabedoria; aprendizado
Sobre a escritora
Socorro Acioli nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1975. É escritora, jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi pesquisadora visitante na Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, na Alemanha, e já deu palestras em Portugal, na Bolívia e em Cabo Verde. Trabalha como tradutora, ensaísta e professora de Teoria Literária. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Infantil por Ela tem olhos de céu (2012).
Sobre o ilustrador
Mauricio Negro nasceu na cidade de São Paulo, em 1968. É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ilustra, escreve, projeta e participa de palestras e eventos literários de literatura indígena, africana e afro-brasileira. Recebeu prêmios, menções e certificados em países como Brasil, Alemanha, China, Coreia do Sul, México e Japão. Participou de muitas exposições e catálogos nacionais e internacionais, como os de Bolonha, Bratislava, Frankfurt, Tóquio e Seul.
- 0
- /
- 0