Edson Kayapó
PROJETOS E PRESEPADAS DE UM CURUMIM NA AMAZÔNIA
Indicação: a partir de 11 anos
Em uma narrativa autobiográfica que celebra os caminhos que a vida ofereceu ao menino que nos conta sua história, somos convidados a acompanhar a saída de uma criança indígena, um curumim, de sua aldeia no Amapá com destino a um colégio interno religioso no interior do Pará. Participamos da longa viagem de barco pelo rio e da aventura em um ônibus na esburacada e enlameada Transamazônica, além das brincadeiras não permitidas pelo colégio – os projetos –, necessárias para suportar a rotina rigorosa de estudos e trabalho na instituição e a saudade da infância livre nas matas onde vivia com a família.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Mauricio Negro
CAPA E PROJETO GRÁFICO Daniel Cabral
GÊNERO/TIPO Narrativa ilustrada
LANÇAMENTO 2020
ISBN 978-65-5798-077-4
PÁGINAS 48
DIMENSÕES 15,5 x 22 cm
PESO 105 g
PALAVRAS-CHAVE Indígenas; infâncias; educação; formação; memória.
Prêmios
– Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura 2019 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Sobre o escritor
Edson Kayapó nasceu no Amapá, em 1971. É historiador, escritor, professor, contador de histórias, ativista indígena e ambientalista originário do povo Mebêngôkre. Atua na formação de professores Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá e coordena a Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em Porto Seguro. Recebeu o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura 2019, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e venceu o Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outros.
Sobre o ilustrador
Mauricio Negro nasceu na cidade de São Paulo, em 1968. É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ilustra, escreve, projeta e participa de palestras e eventos literários de literatura indígena, africana e afro-brasileira. Recebeu prêmios, menções e certificados em países como Brasil, Alemanha, China, Coreia do Sul, México e Japão. Participou de muitas exposições e catálogos nacionais e internacionais, como os de Bolonha, Bratislava, Frankfurt, Tóquio e Seul.
- 0
- /
- 0