Murilo Rubião

BÁRBARA

Indicação: a partir de 11 anos

Murilo Rubião

BÁRBARA

Indicação: a partir de 11 anos

Bárbara é uma mulher de muitos desejos e retumbante falta. Nada parece satisfazer suas vontades, que se reinventam a cada momento, impondo-se ao marido: num dia frutas e ninhos de pássaros, no outro um baobá de dez metros de altura, e ainda um navio e uma pequenina estrela que brilha no céu... Tudo parece pouco para essa mulher, cujo corpo cresce na medida de suas demandas, que não contemplam os esforços do marido e o filho, sem espaço para crescer diante da enormidade da mãe. A personagem absurda criada por Murilo Rubião e intensificada pelas ilustrações de Marilda Castanha logo se apropria também de nossa atenção, cativando-nos em sua estranha solidão.

  • Detalhes do livro

    ILUSTRAÇÃO Marilda Castanha

    CAPA E PROJETO GRÁFICO Fabíola Castellar

    GÊNERO/TIPO Conto ilustrado

    LANÇAMENTO 2020

    ISBN 978-85-382-1255-3

    PÁGINAS 48

    DIMENSÕES 20,5 x 27,5 cm

    PESO 265 g

    PALAVRAS-CHAVE Literatura fantástica; imaginação; desejo; egoísmo; afetos.

  • Prêmios

    – Selo Altamente Recomendável 2017 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

    – Prêmio FNLIJ 2017, na categoria Prêmio Especial Coleção – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

  • Sobre o escritor

    Murilo Rubião nasceu em Carmo de Minas, Minas Gerais, em 1916. É considerado o precursor da ficção fantástica no Brasil. Cursou Direito e exerceu diversas atividades, como o jornalismo e o funcionalismo público. Em 1966, criou o Suplemento Literário do Diário Oficial Minas Gerais, um dos mais importantes do período. Teve obras adaptadas para o teatro e o cinema e traduzidas para inglês, espanhol, tcheco e alemão. Entre seus livros estão O pirotécnico Zacarias e Teleco, o coelhinho. Morreu em 1991, aos 75 anos.

  • Sobre a ilustradora

    Marilda Castanha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1964. Escritora e ilustradora, estudou na Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ganhou vários prêmios, como o Concurso Noma de Ilustração (Japão), o Prix Graphique Octogone (Paris) e o Prêmio Jabuti, por duas vezes. Foi selecionada para o catálogo White Ravens, da Biblioteca da Juventude de Munique, na Alemanha, e para o catálogo brasileiro apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, entre outros.

    • 0
    • /
    • 0