Miguel Sanches Neto
A GUERRA DO CHICLETE
Indicação: a partir de 9 anos
Mais que uma deliciosa novidade que tomou conta de crianças, adolescentes e adultos na década de 1940, o chiclete se mostrou um ponto de partida de um grupo de estudantes para o conhecimento da história do Brasil e para uma mobilização solidária em torno de uma causa social. Em acordo com os EUA para a extração de látex na Amazônia, o governo brasileiro começou a recrutar trabalhadores pobres, especialmente oriundos da Região Nordeste, para o trabalho na floresta, em condições bastante perigosas. Com uma campanha para a arrecadação de produtos de borracha sem uso, os meninos dão sua contribuição ao país em um momento difícil.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Cárcamo
CAPA E PROJETO GRÁFICO Daniel Cabral
GÊNERO/TIPO Narrativa ilustrada
LANÇAMENTO 2020
ISBN 978-65-5798-067-5
PÁGINAS 32
DIMENSÕES 18,2 x 26 cm
PESO 139 g
PALAVRAS-CHAVE Segunda Guerra; Exército da Borracha; Amazônia; mobilização; escola.
Sobre o escritor
Miguel Sanches Neto nasceu em Bela Vista do Paraíso, Paraná, em 1965. É doutor em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Colaborou, como colunista e crítico literário, com veículos como Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Escreveu dezenas de livros entre aforismos, cartas, contos, crônicas, diários, ensaios, infantojuvenis, poesia e romances. Recebeu os prêmios Cruz e Sousa, Luís Delfino, Binacional de Artes Brasil-Argentina e a Medalha do Mérito Fernando Amaro, em Curitiba
Sobre o ilustrador
Cárcamo é Gonzalo Ivar Cárcamo Luna. Nasceu em Los Ángeles, Chile, em 1954. Fez caricaturas e ilustrações para jornais, revistas e livros no Brasil, na Espanha e no Chile. Trabalhou em livros como Vamos dar a volta ao mundo? Conhecendo nosso planeta com a família Klink (2018), Modelo vivo, natureza morta (2015) e Tempo de rosas (2012). Recebeu o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outros.
- 0
- /
- 0