João Anzanello Carrascoza
UNS E OUTROS – HISTÓRIAS DE DUPLAS
Indicação: a partir de 13 anos
O livro reúne vinte e dois contos criados com textos e imagens. Em um exercício de ler e ver, as narrativas escritas por João Anzanello Carrascoza e ilustradas por Nelson Cruz convidam os leitores às delicadezas e às singularidades das muitas relações entre dois – mãe e filho, avô e neto, homem e mulher, ir e vir –, nem sempre visíveis no cotidiano. Tais histórias não são marcadas por acontecimentos com começo, meio e fim, mas por tentativas de capturar memórias e afetos silenciosos dos personagens, que ao fim da leitura, percebemos, são um pouco nossos também.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Nelson Cruz
GÊNERO/TIPO Contos
LANÇAMENTO 2021
ISBN 978-65-5798-000-2
PÁGINAS 108
DIMENSÕES 15 x 22,5 cm
PALAVRAS-CHAVE Contos; prosa poética; narrativas visuais; relações afetivas.
Prêmios
– Selo Distinção - Cátedra Unesco de leitura Puc-Rio 2021
– Selo Altamente Recomendável 2022 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)
– Finalista do Prêmio AEILIJ de Literatura 2022 na categoria Texto literário juvenil.
Sobre o escritor
João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. É escritor, redator e professor universitário. Fez o pós-doutorado sobre a interface entre Publicidade e Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como escritor, publicou coletâneas de contos e romances e obras para crianças e jovens. Recebeu prêmios como Jabuti, Guimarães Rosa, da Radio France Internationale (RFI), da Fundação Biblioteca Nacional, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Sobre o ilustrador
Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1957. É artista plástico, chargista, escritor e ilustrador. Autodidata, trabalha no mercado editorial desde os anos 1980. Recebeu o Prêmio Jabuti seis vezes, nas categorias Infantil, Juvenil, Ilustração e Livro do Ano. Pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), foi indicado ao Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, em 2002, e recomendado para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY), da Suíça, em 2004 e 2012.
- 0
- /
- 0