Paulo Venturelli
MAÇÃS ARGENTINAS
Indicação: a partir de 9 anos
A vida de um menino em uma cidade do interior no Sul do país, com seus cenários e costumes, constitui o centro dessa narrativa. O insistente desejo de comer maçãs argentinas, vermelhas, lustrosas e muito caras, é desenhado por muitas pequenas histórias: o destino trágico do amigo Fridolino, a estranheza causada por religiões diferentes da praticada pela família, a felicidade das matinês de cinema, o sonho da mãe de ver o filho trabalhando em um escritório, a presença do pai e sua luta por condições de trabalho mais justas... Tudo isso faz de Maçãs argentinas um livro com muitos convites, entre eles a experiência da decepção, que carrega em si lampejos de amadurecimento.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Odilon Moraes
CAPA E PROJETO GRÁFICO Daniel Cabral
GÊNERO/TIPO Narrativa ilustrada
LANÇAMENTO 2020
ISBN 978-65-5798-104-7
PÁGINAS 64
DIMENSÕES 18,2 x 26 cm
PESO 200 g
PALAVRAS-CHAVE Memória; saudade; amadurecimento; formação; experiência.
Prêmios
– Selo Altamente Recomendável 2014 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)
– Selecionado para o catálogo brasileiro apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2014, na Itália
– Selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário 2018 – Ministério da Educação (MEC)
Sobre o escritor
Paulo Venturelli nasceu em Brusque, Santa Catarina, em 1950. É autor de obras para crianças, jovens e adultos em diferentes gêneros. Cursou Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Recebeu o Prêmio Cruz e Sousa, da Fundação Catarinense de Cultura, e a Medalha do Mérito Fernando Amaro, da Câmara Municipal de Curitiba, pelo conjunto da obra. Foi finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY), entre outros.
Sobre o ilustrador
Odilon Moraes nasceu na cidade de São Paulo, em 1966. Ilustrou dezenas de obras e se dedica também a cursos e oficinas sobre a história e a poética dos livros ilustrados. Ganhou importantes prêmios por seu trabalho, como Adolfo Aizen, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Jabuti. Recebeu o selo White Ravens, da Biblioteca da Juventude de Munique, na Alemanha, e entrou para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY), entre outros.
- 0
- /
- 0