Alfredo Bosi
OS TRABALHOS DA MÃO
Indicação: a partir de 13 anos
As mãos são o objeto desse livro. As mãos que trabalham, criam, tateiam, apontam, cuidam, leem, brincam, celebram, acenam, acariciam... Em um sofisticado e acessível exercício de contemplação das atividades humanas – culturais, econômicas, socias –, Alfredo Bosi e Nelson Cruz convidam o leitor a um passeio histórico e artístico pelos fazeres que constituem a vida comum. Dos gestos mais simples aos mais elaborados, simbólica e concretamente, as mãos escritas por Bosi e desenhadas por Cruz nos contam histórias de quem somos e de como vivemos.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Nelson Cruz
CAPA E PROJETO GRÁFICO Daniel Cabral
GÊNERO/TIPO Não ficção
LANÇAMENTO 2020
ISBN 978-65-5798-270-9
PÁGINAS 64
DIMENSÕES 20,5 x 23,5 cm
PESO 407 g
PALAVRAS-CHAVE Ensaio; mãos; história; cultura; trabalho.
Prêmios
– Selo Altamente Recomendável 2018 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)
– Prêmio FNLIJ 2018, na categoria O Melhor Livro Informativo – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
– Prêmio Jabuti 2018 (1º lugar), na categoria Ilustração – Câmara Brasileira do Livro (CBL)
– Selecionado para o catálogo brasileiro apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2019, na Itália
Sobre o escritor
Alfredo Bosi nasceu em São Paulo, em 1936. Cursou Letras Neolatinas na Universidade de São Paulo (USP) e estudou Filosofia da Renascença e Estética na Facoltà di Lettere e Filosofia de Florença. Lecionou Literatura Italiana na USP e foi professor convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, entre 1996 e 1999. Suas pesquisas e produções literárias lhe renderam dois prêmios Jabuti e dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além de reconhecimento internacional. Ocupou, a partir de 2003, a cadeira n. 12 da Academia Brasileira de Letras. Morreu em 2021, em São Paulo.
Sobre o ilustrador
Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1957. É artista plástico, chargista, escritor e ilustrador. Autodidata, trabalha no mercado editorial desde os anos 1980. Recebeu o Prêmio Jabuti seis vezes, nas categorias Infantil, Juvenil, Ilustração e Livro do Ano. Pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), foi indicado ao Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, em 2002, e recomendado para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY), da Suíça, em 2004 e 2012.
- 0
- /
- 0