Rogério Ramos

HISTÓRIAS BRASILEIRAS DE GATOS

Indicação: a partir de 15 anos

Rogério Ramos

HISTÓRIAS BRASILEIRAS DE GATOS

Indicação: a partir de 15 anos

No Egito Antigo, onde começaram a ser domesticados, os gatos eram adorados e tidos como um símbolo místico de proteção. Ao longo dos séculos, este felino passou a povoar também a escrita dos seus donos. Histórias brasileiras de gatos reúne textos de célebres escritores brasileiros que se renderam à essa companhia. São contos, crônicas, fragmentos de memórias e trechos de romances que aproximam os gatos sob diferentes perspectivas — ora criaturas independentes e exigentes, ora oferecendo carinho e alento. Dizer que são dotados de uma personalidade forte não é suficiente. Os gatos, e os textos sobre gatos, podem ser ambíguos. Podem também ser fonte de reflexões sobre as relações humanas. Organizada por Rogério Ramos, a coletânea tem textos de Carlos Drummond de Andrade, Cora Rónai, Dalton Trevisan, David Oscar Vaz, Domingos Pellegrini, Ferreira Gullar, Heloisa Seixas, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Maria Julieta Drummond de Andrade, Milton Hatoum, Otto Lara Resende, Paloma Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Ricardo Ramos, Ricardo Ramos Filho, Rogério Ramos e Zélia Gattai.

  • Detalhes do livro

    Fotografias Rosane Lima

    Capa e projeto gráfico Raquel Matsushita

    Gênero/tipo conto

    Lançamento 2024

    ISBN 978-65-5798-253-2

    Páginas 128

    Dimensões 13,7 x 21 cm

    Peso 130 g

    Palavras-chave Coletânea; gatos; amizade; relações; memória.

  • Sobre o Organizador

    Filho de Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1955. Trabalhou como editor de livros didáticos e literários, buscando uma São Paulo mais expandida e menos urbana. Gostava de gatos, cães e cavalos e cultivava três grandes paixões: livros, cidade e bichos. Participou do livro juvenil Os primos Ramos Amado em a nave de Noé (2000), feito a dez mãos.

  • Sobre a fotógrafa

    Nascida em Porto Alegre em 1961, construiu sua trajetória como fotojornalista na mídia impressa catarinense. Entre seus projetos exposições, destacam-se Nossos Trabalhadores, que recebeu o prêmio regional do Ministério Público do Trabalho em 2014, e o livro Ensaios para a Liberdade, da Fundação Arco-íris, em Florianópolis, em 2022

    • 0
    • /
    • 0