Rogério Ramos
HISTÓRIAS BRASILEIRAS DE CÃES
Indicação: a partir de 15 anos
O vira-lata caramelo é um ícone da cultura popular brasileira. Junto a pinschers, yorkshires, poodles e uma infinidade de raças e cruzamentos, os cachorros estão no imaginário de todos, incluindo aqueles que têm a escrita como ofício. Histórias brasileiras de cães reúne uma matilha em contos, crônicas, fragmentos de memórias e trechos de romances de autores clássicos e contemporâneos que se voltaram ao “melhor amigo o homem”. Aqui está, por exemplo, Mila, de Carlos Heitor Cony em um registro de companheirismo, fidelidade e ternura: “Ela é que me guiava, e eu me deixava guiar”. Organizada por Rogério Ramos, a coletânea tem textos de Albano Martins Ribeiro, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Heitor Cony, Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Domingos Pellegrini, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Luiz Vilela, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Monique Deheinzelin, Rachel de Queiroz, Raul Pompeia, Ricardo Ramos, Ricardo Ramos Filho, Rodrigo Naves, Rogério Ramos, Rubem Braga e Zélia Gattai.
Detalhes do livro
Fotografias Rosane Lima
Capa e projeto gráfico Raquel Matsushita
Gênero/tipo conto
Lançamento 2024
ISBN 978-65-5798-221-1
Páginas 168
Dimensões 13,7 x 21 cm
Peso 140 g
Palavras-chave Coletânea; cães; amizade; relações; memória.
Sobre o Organizador
Filho de Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1955. Trabalhou como editor de livros didáticos e literários, buscando uma São Paulo mais expandida e menos urbana. Gostava de gatos, cães e cavalos e cultivava três grandes paixões: livros, cidade e bichos. Participou do livro juvenil Os primos Ramos Amado em a nave de Noé (2000), feito a dez mãos.
Sobre a fotógrafa
Nascida em Porto Alegre em 1961, construiu sua trajetória como fotojornalista na mídia impressa catarinense. Entre seus projetos exposições, destacam-se Nossos Trabalhadores, que recebeu o prêmio regional do Ministério Público do Trabalho em 2014, e o livro Ensaios para a Liberdade, da Fundação Arco-íris, em Florianópolis, em 2022
- 0
- /
- 0