Jacques Fux
HERANÇA
Indicação: a partir de 15 anos
Herança conta história de uma família em três vozes: a de Sarah K., nascida em Lódz, na Polônia, em 1926; a de Clara K., nascida em São Paulo, em 1949; e a de Lola K., nascida no Recife, em 1984. Três gerações de uma mesma família dividem com os leitores suas experiências com o Nazismo. Lemos o diário de Sarah e partilhamos de sua descoberta do amor, ao mesmo tempo que assistimos ao terror da vida no gueto e ao extermínio em Auschwitz. De Clara, filha de Sarah, sabemos por meio de trechos de suas sessões de psicanálise. Lola, neta de Sarah, filha de Clara — e mãe de Luiza —, escreve notas do que aos poucos descobre sobre sua família, tomando a própria vida por esse prisma. Nas três mulheres estão as marcas indeléveis dos campos de concentração, que reverberam intensamente em suas histórias. As perdas de Sarah K., ainda na Polônia, são objeto de melancolia e luto para Clara e Lola, décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial, assim como os horrores desta seguem impregnados em nossa humanidade.
Detalhes do livro
ILUSTRAÇÃO Raquel Matsushita
CAPA E PROJETO GRÁFICO Raquel Matsushita
GÊNERO/TIPO Romance
LANÇAMENTO 2022
ISBN 978-65-5798-265-5
PÁGINAS 224
DIMENSÕES 18,2 x 24 cm
PALAVRAS-CHAVE Memórias; diários; Segunda Guerra Mundial; traumas.
Sobre o escritor
Jacques Fux nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1977. É ficcionista, ensaísta e tradutor. Graduado em Matemática e mestre em Computação, tem doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Lille, na França. Foi pesquisador na Universidade de Harvard de 2012 a 2014. Por seus livros para crianças e adultos, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura, foi finalista dos prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Jabuti e recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outros.
Sobre a ilustradora
Pedro Franz nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, em 1983. É quadrinista, artista visual e ilustrador. Cursou Design na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ilustrou livros e colaborou com jornais e revistas como a piauí. Participou de publicações e exposições coletivas nacionais e internacionais e teve HQs traduzidas para o inglês e o espanhol. Recebeu o troféu HQMIX duas vezes e o Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura, entre outros.
- 0
- /
- 0