Tiago Hakiy

CURUMIM

Indicação: a partir de 2 anos

Tiago Hakiy

CURUMIM

Indicação: a partir de 2 anos

Curumim apresenta aos pequenos leitores um pouco da cultura e do cotidiano das crianças do povo indígena Sateré-Mawé, também conhecido como “filhos do guaraná”, que vive nos estados do Amazonas e do Pará: suas brincadeiras, alimentação e costumes. Com texto rimado e ilustrações de cores intensas, o leitor é convidado a conhecer outras infâncias e cotidianos, vividos em comunhão com a natureza, que garante a sobrevivência do grupo. O livro, que contempla a diversidade das infâncias brasileiras, apresenta um breve histórico do povo Sateré-Mawé e um pequeno glossário com termos mencionados na narrativa.

  • Detalhes do livro

    ILUSTRAÇÃO Andréia Vieira

    GÊNERO/TIPO Livro ilustrado

    LANÇAMENTO 2020

    ISBN 978-65-5798-290-7

    PÁGINAS 24

    DIMENSÕES 20 x 20 cm

    PESO 101 g

    PALAVRAS-CHAVE Povos indígenas; infâncias; diversidade; natureza; brincadeiras.

  • Sobre o escritor

    Tiago Hakiy nasceu no estado do Amazonas e é descendente do povo Sateré-Mawé. É escritor e contador de histórias tradicionais indígenas, formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Venceu o Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Entre seus trabalhos estão A origem dos bichos (2020), A pescaria do curumim e outros poemas indígenas (2015) e Guaynê derrota a cobra grande: uma história indígena (2013).

  • Sobre a ilustradora

    Andréia Vieira nasceu na cidade de São Paulo, em 1975. É artista visual e escritora. Iniciou sua carreira como designer gráfico e ilustradora de revistas e trabalha com diversas técnicas, como colagem, pintura acrílica, recursos digitais, nanquim, carvão e monotipia. É autora de livros como Betina quero-quero (2015) e Duda bocuda (2010), e ilustrou Curumim (2014), entre outros. Participou de diversos cursos na área de artes e literatura, inclusive na La Fabbrica delle Favole em Macerata, na Itália.

    • 0
    • /
    • 0