Resenha - Paisagem com segredo e outras pequenas viagens
Resenhas catálogo | 26.09.2024
Última atualização 26.09.2024
Na literatura, são muitas as histórias que nos dizem quem somos e como vivemos. Algumas tratam de acontecimentos marcantes e insólitos que atravessam o cotidiano. Outras fazem da vida comum e de suas sutilezas matéria literária, tomando episódios corriqueiros como objeto de narração e de experiência. Os contos de Flávio Carneiro reunidos em Paisagem com segredo e outras pequenas viagens se oferecem nas duas vertentes.
“Quando o carcereiro rodou a chave, fechando a cela, o preso – jovem ainda – não protestou, não deu socos na grade, não quis morrer. Apenas disse ao carcereiro: ‘Será que você poderia, por favor, me trazer um livro?’”
Em dezesseis histórias curtas, os leitores experimentam episódios poéticos, passagens tristes, histórias de amor e de reconciliação, elogios à saudade e à imaginação, anseios de liberdade e algum humor. Uma menina angustiada diante do cabelo de uma boneca, dois adolescentes com planos de conhecer o Rio de Janeiro, um trabalhador metódico que ingenuamente se rebela contra sua rotina, um ladrão de livros, dois solitários em uma loja de fantasias, irmãos que se reencontram depois de longo afastamento, um pai que dá curiosos conselhos ao filho pequeno, um sonho desenhado pela música popular brasileira, escritores expostos como animais exóticos em um zoológico, crianças libertárias, sinais amorosos navegando em um barquinho de papel, um escultor em transe e uma viagem que guarda um segredo em sua paisagem fazem as escritas de Paisagem com segredo e outras pequenas viagens.
O tema de Flávio Carneiro é mesmo a vida e sua realização cotidiana. A beleza dos contos está em sua silenciosa delicadeza, que convida o leitor a potentes experiências que se revelam na maneira como as histórias são construídas e nas imagens literárias que se formam.
Fabíola Farias
Graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado em Educação pela UFOPA. Dedica-se à pesquisa e a projetos sobre leitura, formação de leitores, bibliotecas, livros para crianças e jovens e valorização da cultura da infância.